Desenvolver novas práticas e processos híbridos

Preste especial atenção às questões de inclusão e justiça. Isto é de vital importância. A pesquisa nos diz que os sentimentos de injustiça no local de trabalho podem prejudicar a produtividade, aumentar o esgotamento, reduzir a colaboração e diminuir a retenção.

O Que é Coworking e Qual o seu Impacto na Vida Profissional?

No passado, quando as empresas começaram a experimentar abordagens flexíveis ao trabalho, normalmente permitiam que gestores individuais conduzissem o processo numa base ad hoc. Como resultado, diferentes departamentos e equipes tiveram diferentes graus de flexibilidade e liberdade, o que inevitavelmente deu origem a acusações de injustiça. E muitos funcionários, claro, tinham empregos dependentes do tempo e do local que tornavam os arranjos híbridos impossíveis ou longe de serem ideais. Muitas vezes sentiam-se tratados injustamente.

A Brit Insurance fez um trabalho admirável em inclusão e justiça. Quando o CEO da empresa, Matthew Wilson, e a sua diretora de engajamento, Lorraine Denny, começaram a projetar e implementar novas formas de trabalhar, no início de 2020, eles fizeram uma escolha ousada. Em vez de envolver “os suspeitos do costume” no processo de design, escolheram aleatoriamente funcionários de escritórios nos Estados Unidos, Bermudas e Londres – totalizando 10% da força de trabalho, desde recepcionistas a subscritores seniores – para participar.